Relatório de Presenças

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
OVOS DE PÁSCOA
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
COELHO
O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
CÍRIO PASCAL
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".

Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
GIRASSOL
O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

PÃO E VINHO
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.

Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.
A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3].
A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.

Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.
Share:

Sábado de Aleluia

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismoao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.
Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado, mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.
É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.
Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Share:

Jovens da Crisma realizam Apresentações da CF 2011

        Mais de 20 jovens do curso de crisma do catequista Cícero Santana realizaram um encontro, 17 de abril de 2011, de encerramento da Campanha da Fraternidade de 2011. O encontro foi na residência de Sebastião e Didi, Sítio João Paulo, município de olivença, Alagoas. O grupo de crismandos iniciaram seus trabalhos em grupo de 4 ou 5 integrantes fazendo os estudos dos temas abordados no livrinho da Campanha da Fraternidade em Família - CNBB. Aos domingos eles apresentavam no grupo escolar, lugar do curso de crisma, os trabalhos estudados. A seguir os temas e catequizandos:
     I Grupo: Conhecemos o mundo que Deus criou para nós? - Alan, Edjane, Rute e Raquel;
    II Grupo: Que planeta queremos deixar para nossos filhos? - Alisson, Fabrícia, Luciana e Valci;
   III Grupo: Que tipo de filhos deixaremos para o planeta? - Edilânia, Eline, Patrícia e Ronaldo;
     IV - Grupo: Por que a criação geme em dores de parto? - Cleciane, Sinária, Valdenes e Jackson;
   V Grupo: Como poderemos construir um novo Céu e uma nova Terra? - Edilene, Daiane, Jaiane e Juliana;VI Grupo: Reconciliar com deus, com os irmãos e com a natureza. Não apresentaram seus trabalhos
Catequizandos

Catequizandos

Catequizandos

Catequizandos

Catequizandos
    
Share:

Catequistas passam o dia estudando o DNC-84 - Setor Campo Alegre

Catequistas estudando o DNC
Catequistas estudando o DNC


Catequista João
       Em um momento de estudo, orações, louvor e músicas os catequistas Cícero, Ângela, Aline, João, Zilda, Rosineide, Beia, Marluce, Maria da Paz, Geneide e Maria José (Lia) passaram praticamente o dia todo, 16 de abril, lendo, discutindo e refletindo o Diretório Nacional da Catequese. Cada um dos catequistas expôs seus comentários, suas experiências e relatando alguns fatos ocorridos na catequese ficando assim um encontro muito agradável para o estudo. Após o almoço, preparado pelos próprios catequistas, foi retornado o estudo. Não dando tempo para o término os catequistas decidiram, por unanimidade retornar os estudos no dia 21 de maio.

Trecho do DNC-84: "1.6. Fidelidade a Deus e à pessoa humana 149. A catequese, inspirada na pedagogia de Deus, busca incentivar a participação ativa dos catequizandos, pois eles são o sujeito do processo educativo (cf. DGC 145). Assim, a catequese tem a missão permanente de inculturar-se, buscando uma linguagem capaz de comunicar a Palavra de Deus e a profissão de fé (Credo) da Igreja, conforme a realidade de cada pessoa. De fato, um fruto importante do Espírito Santo na evangelização e na catequese é a inculturação que procura assumir as realidades humanas, iluminando-as com o Evangelho. Nisso segue o exemplo do Verbo Divino que se fez carne, assumiu a natureza humana e a cultura de um povo conforme o seu tempo (cf. EN 18 e 20). p. 137
Share:

II Encontro Catequético da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em 2011

Padre José Petrônio (Centro)
      O segundo encontro dos catequistas da paróquia Nossa Senhora do Carmo, cidade de Olivença - Alagoas deste domingo, 03 de abril de 2011, contou com a presença de mais de 25 catequistas representados pelos setores de Olivença (sede), Campo Alegre e o povoado Fazenda Nova. Foi muito proveitoso e participativo. Nosso coordenador Adalberto comentou o evangelho adaptando-o a realidade atual a qual vivem todos os catequistas. O ponto culminante do encontro, sem dúvida, foi a presença do nosso sacerdote o Padre José Petrônio, incentivando-nos e encorajando-nos a sermos fervorosos no caminho da evangelização. Os catequistas do setor Campo Alegre que compareceram foram: Cícero, Ângela, João, Aline, Zilda, Adeilma, Sandra, Maria da Paz, Marluce, Geneide e Maria José - Lia.
Adalberto
          
Fotos dos Catequistas
Share:

ORAÇÕES DO CRISTÃO


ORAÇÕES DO CRISTÃO

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

PROFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra: e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos: foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

PAI-NOSSO 
Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE-MARIA
Ave Maria, Cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

GLORIA 
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

SALVE RAINHA
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do ventre, ó Clemente, ó piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.   
   
Os dez Mandamentos da lei de Deus
  1. Amar a Deus sobre todas as coisas.  
  2. Não tomar seu Santo nome em vão.
  3. Guardar os domingos e festas de guarda.
  4. Honrar pai e mãe.
  5. Não matar.
  6. Não pecar contra a castidade.
  7. Não furtar.
  8. Não levantar falso testemunho.
  9. Não desejar a mulher do próximo.
  10. Não cobiçar as coisas alheias. 

ALMA DE CRISTO – ORAÇÃO APÓS COMUNHÃO

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavrai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro das vossas chagas, escondei-me. Não me permitais que me separe de vós. Do espírito maligno, defendei-me. Na hora da morte, chamai-me e mandai-me ir para vós, para que com os vossos santos vos louve, por todos os séculos. Amém.

SANTO ANJO

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumina. Amém.

ATO DE CONTRIÇÃO

Meu Deus, tenho muita pena de ter pecado, pois mereci ser castigado e ofendo a vós, meu Pai e meu Salvador, perdoai-me, Senhor. Não quero mais pecar. Amém.

OS SACRAMENTOS

1º Batismo, 2º Crisma ou Confirmação, 3º Eucaristia, 4º Penitência ou Confissão. 5º Unção dos Enfermos, 6º Ordem e 7º Matrimônio.

OS MANDAMENTOS DA IGREJA

1º Ouvir missa inteira nos domingos e festas de guarda, 2º Confessar-se ao menos uma vez a cada ano, 3º Comungar ao menos pela Páscoa da ressurreição, 4º Jejuar e Abster-se de carne quando manda a Santa Madre Igreja, 5º Ofertar o dízimo segundo o costume.

COSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó Senhora minha, ó minha mãe, eu me ofereço todo a vós e em prova da minha devoção para convosco, vos consagro, neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser, e porque assim sou vosso, ó incomparável mãe, guarda-me e defendei-me como filho-a e propriedade vossa amém.

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

ORAÇÃO ANTES DA CONFISSÃO

Divino Espírito Santo, ajudai-me a:
- reconhecer os pecados que eu fiz,
- arrepender-me dos meus pecados,
- contar com sinceridade os pecados ao confessor e nunca mais pecar. – Amém.


CATEQUISTAS: SETOR CAMPO ALEGRE
Share:

III Encontro com os Catequistas de Setor Campo Alegre

Catequista Maria da Paz
         Mais uma vez os catequistas do Setor Campo Alegre, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo deste município, Olivença Alagoas, se reuniram hoje, 02 de abril para fazer o planejamento mensal. Na oportunidade cada catequista pode falar de seus trabalhos realizados com os catequizandos. Muitos comentaram que estão trabalhando a Campanha da Fraternidade debatendo com os assuntos elaborados pelo livrinho da Campanha da Fraternidade 2011 elaborado pela CNBB. Todos se empenham em ensinar aos catequizandos, principalmente de primeira eucaristia, as principais orações e os sacramentos. Os catequistas, por unanimidade, escolheram o dia 16 de abril sábado, como o dia exato para  estudar o DNC 84. Dos 15 catequistas que formam o Setor Campo Alegre compareceram os seguintes: Cícero, Ângela, João, Aline, Zilda, Adeilma, Rosineide, Beia, Sandra, Maria da Paz e  Marluce. Faltaram ao encontro Maria José (dona Lia), Cidinha e Geneide. Também por motivo de viagem a catequista Joseane não compareceu. Fizemos assim nosso terceiro encontro de catequético 2011 do setor. Também ficou decidido que a partir de junho nossos encontros mensais serão realizados no terceiro sábado de cada mês e não no primeiro sábado. Muitas foram as explicações feitas pelos catequistas tiradas da Palavra de Deus. Lemos e meditamos Lucas 18,9-14.
Share:

Frequência dos Catequizandos

As mais acessadas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

Equipe de Catequistas

Marcadores

Últimas postagens!