Os(as) catequistas
Cícero Santana, Isaías Gomes da Silva, Ângela Maria Silva, Maria José Brito da Silva, (Beia), Alexandra da Silva, Rosineide Silva Santos, Zilda Maria da Silva, Maria Paz Martins e Geneide Barbosa dos Santos participaram do encontro setorial Campo Alegre no sábado passado, 08 de novembro de 2014. Na oportunidade todos presentes se abasteceram da Palavra de Deus extraída do evangelho (Lucas 16,9-15). Os catequistas comentaram a leitura baseado nas palavras do Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE disponível em
http://domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php?data=2014-11-8
"DEUS E O DINHEIRO
A pedagogia de Jesus não consistia em afastar os discípulos das coisas materiais, e sim, em ensinar-lhes a usar corretamente os bens deste mundo, de forma a tirar proveito deles, para a salvação.
Este é o caso do dinheiro. Seria ingênuo pretender segregar os discípulos num ambiente onde o "dinheiro da iniqüidade" fosse abolido. Pelo contrário, deveriam inserir-se na sociedade que faz uso dele, mas pautando seu agir por parâmetros compatíveis com o Reino. Muitas vezes, quando se fala em dinheiro, pensa-se logo em acumulação indevida, fraude, dolo, injustiça.
O discípulo, no entanto, deve servir-se dele para "fazer amigos", na perspectiva do Reino. Como? Despertando, no mundo, a solidariedade, conforme as exigências do Reino, onde os bens são partilhados com os pobres, porque, conforme o provérbio bíblico "Quem dá aos pobres, empresta a Deus". Deve, ainda, servir-se do dinheiro, mas sem lançar mão de meios desonestos para acumulá-lo, muito menos às custas da espoliação do próximo, e jamais permitindo que a riqueza o torne insensível à indigência dos seus semelhantes.
Agindo assim, o discípulo coloca o dinheiro a serviço do Reino, impedindo-o de ocupar o lugar de Deus em seu coração. Em outras palavras, a riqueza é colocada a serviço da misericordiosa bondade do Pai, em favor de seus filhos mais necessitados.
Por fim, Cícero Santana, catequista e autor deste blog, disponibilizou aos presentes uma folha com a música "Amigos pela fé" - Cantores de Deus. A letra da referida música estava incompleta e, os catequistas completaram a mesma. Alguns tiveram dificuldades.
Após todos terminarem, eles ouviram a música descobrindo os acertos e erros cometidos. Para terminar foram apresentados os comunicados da catequese: entrega dos R$ 75,00 reais p/ crismando, para o encontro, crisma e demais despesas dos mais de 250 jovens que receberão o santo Crisma no dia 29 deste mês; a confraternização dos catequistas da paróquia (21 de dezembro de 2014) e um dia diferente com os catequistas do setor de Campo Alegre que ocorrerá na quinta-feira, 11 de dezembro de 2014.
Foi realizado as orações finais e o abraço da Paz.