Relatório de Presenças

Ano Novo


Ainda em clima de natal, mas com gosto de ano novo, iniciamos o 2012 celebrando o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal. A presença de Jesus Cristo, nascido de Maria, é a causa principal e motivadora de paz para todo o ano.

É fundamental, no primeiro dia, evocar a bênção de Deus, já que Ele é “o Senhor que salva”. Assim faz “brilhar sua face” sobre o povo e sobre a humanidade. Em Israel, no início do ano, o sacerdote dava a bênção sobre povo.

Pedir a bênção é querer a paz para a natureza e para o ser humano. Para quem a deseja, Deus deixa brilhar “a luz de sua face”. Só Ele pode abençoar, mas isto acontece também através de todos nós quando nos colocamos como seus verdadeiros instrumentos.

O ano novo deve ser tempo de liberdade, de superação de toda lei que massacra e causa escravidão. Não podemos colocar jugos, pesos sobre os ombros dos outros em nome de certos conceitos. As bênçãos de Deus nos tornam livres e irmãos de Jesus Cristo.

Recebemos um nome, que nos identifica e nos dá a dignidade de humanos. Ele é a nossa referência o ano todo, formando um caminho de responsabilidade. As atitudes sejam de pastores, que cuidam das ovelhas e são preocupados com o bem da humanidade.

Com um nome, com aquilo que nos dá cidadania, somos inseridos na sociedade humana tendo direitos e deveres, cidadãos de uma comunidade política na realização do bem comum. Que esta tarefa não seja traída neste novo ano!

De uma forma ou de outra, pertencemos a uma comunidade de pessoas, onde somos referência de identidade. Quem não pertence a nada não representa ninguém. A perda de identidade fragiliza os compromissos com o bem comum.

Que neste novo ano todas as nossas tradições, culturas, estruturas políticas, sociais e religiosas nos levem por um caminho de vida sadia, fraterna, justa e honesta. Que consigamos superar o mundo de corrupção tão nefasto para o nosso país.



Dom Paulo Mendes Peixoto

Bispo de São José do Rio Preto.


Share:

Último encontro dos catequistas do setor Campo Alegre em 2011

O último Encontro dos Catequistas na Capela Nossa Senhora da Conceição do dia 17 de dezembro de 2011 compareceram apenas oito catequistas dentre eles: Cícero, João, Marluce, Elisianne, Zilda, Maria José (Lilia), Joseane Ferreira e Maria da Paz.
No momento foi lido:
Mensagem ao Catequista
CATEQUISTA! Você é você. Você é missão, responsabilidade, humanismo, solidariedade. Você é um caminhar constante, irá sempre ao encontro.
O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa. O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.

O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.

CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.

CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.

Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.

Share:

Último encontro paroquial dos catequistas em 2011

Adalberto, coordenador paroquial da catequese da matriz de Nossa Senhora do Carmo desta cidade de Olivença, realizou neste domingo passado dia 11 de dezembro de 2011 o último encontro da catequese deste ano. O coordenador e os catequistas presentes iniciaram o encontro cantando músicas animadas e agradecendo a Deus por tudo que Ele fez durante este ano de 2011.
Com a leitura e reflexão da Palavra de Deus deste domingo, todos os presentes assim puderam partilhar juntos a mensagem que Jesus transmitida aos seus discípulos.
 Ao término do encontro Padre José Petrônio pároco da paróquia compareceu ao encontro convidando aos catequistas para um passeio no final deste ano a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso.
Os catequistas do setor Campo Alegre compareçam em um número de 15: João, Cícero, Aline, Ângela, Zilda, Adeilma, Joseane Santana, Rosineide, Joseane Ferreira, Maria José (Beia), Alexandra (Sandra), Aparecida (Cidinha), Maria José (Lilia), Maria da Paz e Marluce.



Share:

Catequistas do Setor Campo Alegre visitam Cidade de Maria

Nossos catequistas da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Olivença/AL, visitaram (a maioria) a cidade de Maria no dia da Imaculada Conceição, 08 de dezembro de 2011.
Todos os catequistas unani-mente ficaram agradecidos, primeiramente a Deus e a Nossa Mãe do Céu pela graça de está em um lugar de verdadeiro clima espiritual.
Foram a Cidade de Maria os seguintes catequistas: Cícero, Ângela, Aline, João, Zilda, Joseane I, Adeilma, Joseane II, Beia, Sandra, Cida, Maria da Paz, Marluce, Geneide, Isaías e Elisianne.
Share:

Jovens realizam encontro da Novena do Natal

Os jovens que se preparam para receber o curso de crisma da comunidade Campo Alegre - Olivença/AL, do catequista Cícero Santana, realizaram nesta manhã de domingo, 04 de dezembro de 2011 mais um encontro em preparação ao Natal, encontro este realizado na residência de uma das crismandas, Dayane. Estiveram presentes os seguintes crismandos(as): 
Alan, Alisson, Amanda, Cleycianne, Dayane, Edjane, Elaine,Fabrícia, José Eudes, Júlio, Juliana, Luciana, Maxsuel, Patrícia, Raquel, Ronaldo, Rute, Sinária, Valci e Valdenes. Na oportunidade o catequista Cicero destacou a importância de todo cristão batizado assumir o compromisso que recebeu no batismo de anunciar o nome de Jesus em todos os lugares. Também foi discutido as interrogações proposto no livro da novena do natal deste ano: 1. Qual é o lugar de nossa comunidade que sabemos ser muito esquecido por nós? 2. O que fazer para que nossos irmãos mais pobres tenham dignidade e direitos iguais a nós?  3. Acolher ao pobre é apenas socorrer suas necessidades com esmolas?
E, por fim fizemos um louvor cantando várias músicas animadas.
Share:

Catequista Cicero realiza visita a turma da Primeira Eucaristia

O catequista e coordenador do setor Campo Alegre da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Olivença/AL, realizou hoje de manhã 03/12/2011 uma visita aos catequisandos da Primeira Eucaristia da comunidade Tapuio, zona rural de Olivença, das catequistas Alexandra e Aparecida. O mesmo animou a manhã com músicas religiosas como por exemplo Restaura Nossa Vida Senhor, Tudo é do Pai, Força e Vitória, Vamos Pular, Chuva de Graça dentre outras... e um louvor em honra de nosso amável Pai.
Na oportunidade o catequista Cicero contou uma história reflexiva sobre o furo no barco.
Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, verificou que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento, e decidiu consertá-lo. Quanto terminou a pintura, recebeu o dinheiro e se foi.
No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e o presentou com um belo cheque.
O pintor ficou surpreso.
Share:

Catequisandos do Sítio Tapuio solicitam presença do coordenandor de setor

Na manhã deste sábado 26 de novembro, Cícero Santana, catequista e coordenador do setor Campo Alegre da paróquia Nossa Senhora do Carmo da cidade de Olivença, Alagoas realizou uma rápida visita aos catequisandos das catequistas Aparecida (Cidinha) e Alexandra (Sandra) da comunidade Tapuio.
Os referidos catequisandos, que se preparam para receber a Primeira Eucaristia, cobraram do catequista uma manhã de louvor na referida escola, lugar de estudos, onde o mesmo comprometeu-se com eles (catequisandos) para dia 03 de dezembro de 2011 às 09:00 horas realizar uma palestra com os mesmos e animar com várias músicas católicas.
Share:

Tiago Alberione

Na noite da passagem do século, 31 de dezembro de 1900 para 1o de janeiro de 1901, o jovem seminarista permanece quatro horas em oração na catedral de Alba (Itália). Uma luz vem do Tabernáculo e o envolve. - "Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria!" Sente fortemente o convite e o apelo de Deus. O mundo passava por profundas mudanças sociais e tecnológicas, era necessário utilizar as novas descobertas, as novas forças do progresso para fazer o bem, para evangelizar. O jovem seminarista, com apenas dezesseis anos, era Tiago Alberione, futuro fundador da Família Paulina, que nunca deixou que essa chama luminosa se apagasse em sua vida. Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano, norte da Itália, de uma família de camponeses simples e laboriosos. Vinte quatro horas após o nascimento, foi batizado e recebeu o nome de "Tiago". Buscando melhores terras para a lavoura, a família Alberione mudou para a cidade de Cherasco, onde Tiago passou sua infância e adolescência. Foi lá que se manifestou a vocação para o sacerdócio. - Quero ser padre! foi a resposta que deu à professora, Rosina Cardona, que perguntava aos seus oitenta alunos o que queriam ser quando crescessem. A resposta, que poderia parecer impensada, veio de um menino de bom coração e piedoso.
Share:

Manhã com os catequistas do Setor Campo Alegre

Os catequistas Cícero, Ângela, Aline, Zilda, Rosineide, Joseane, Maria José (Beia), Joseane, Maria da paz e Maria José (Lia) reuniram-se na manhã deste sábado, 19 de novembro de 2011, na capela Nossa Senhora da Conceição deste município de Olivença/Al para cantar, louvar, meditar e animar-se com o Espírito Santo. Iniciamos alegres louvando a Deus com músicas animadas, a exemplo, Vamos Pular, Do jeito que eu sou, Vida transformada, etc.
Lemos e refletimos o evangelho do dia, Lucas 20,27-40; 
Share:

O Sacramento da Crisma


A Crisma é o Sacramento que confere a efusão do Espírito Santo ao que já é batizado. Os Apóstolos ministraram esse Sacramento desde os primórdios da Igreja. Todos os batizados devem participar da plenitude das graças do Espírito Santo com que Jesus presenteou a sua Igreja na festa de Pentecostes. Para isso Jesus instituiu o Sacramento da Crisma ou Confirmação. Os textos bíblicos mostram isso: “Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus.
Share:

Comissão Regional Nordeste II de Pastoral Para a Animação Bíblico-Catequética: Coordenador do Regional Nordeste 2, é convidado a ...

Comissão Regional Nordeste II de Pastoral Para a Animação Bíblico-Catequética: Coordenador do Regional Nordeste 2, é convidado a ...: O coordenador da Comissão Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico-Catequética, Pe Elison Silva oriundo da Arquidiocese de Maceió, foi co...

Share:

Grupo de Jovens "LUVESP": Celebração do décimo terceiro aniversário do grupo...

Grupo de Jovens "LUVESP": Celebração do décimo terceiro aniversário do grupo...: Celebração da Santa Missa Por Cícero Santana Com copiosas bênçãos de Jesus Cristo sobre toda a comunidade Campo Alegre, zona rural de Oli...
Share:

Jovens do curso de crisma realizam encontro na residência de Sebastião e Edivânia

Os jovens que se preparam para receberem a crisma no ano que vem reuniram-se nesta tarde de domingo, 06 de novembro de 2011, na residência de Sebastião e Edivânia (Didi) na comunidade João Paulo - Olivença/AL. O objetivo geral deste encontro foi preparar, despertar e encorajar o jovem crismando o desejo árduo de ser um cristão, responsável pelo seguimento do Cristo ressuscitado.
O encontro começou às 13:30 horas onde todos os crismandos e povo em geral meditaram o terço de Nossa Senhora. Após a crismanda Dayane Silva Romualdo leu o evangelho deste domingo, Mateus 5,1-12 e o catequista João Santana refletiu a Palavra de Deus. O mesmo falou dos compromissos que os cristão têm em assumir com responsabilidade os compromissos recebidos no batismo. Cícero Santana, catequista e coordenador do Setor Campo Alegre, também comentou o evangelho do dia de todos os Santos - as bem-aventuranças dos discípulos de Cristo. Ele destacou a importância de cada um em interessar-se pela santidade, onde ser santo não é um desejo de um pequeno grupo privilegiado e sim de todos.
Foram várias as músicas cantadas que animaram todos os presentes. Ao término, Cícero falou da Instituição e Preparação da confirmação e os principais deveres dos pais e padrinhos na crisma. Terminamos assim o encontro  tão abençoado por Deus.
Share:

O natal está chegando!

Foto: Livro Novena de Natal 2011

Share:

Programação da Paróquia de Olivença/Al

NOVEMBRO
Sáb 05/11/2011
15:00 hs: Missa Comunidade Desumano;
Dom 06/11/2011
07:00 hs Missa Povoado Fazenda Nova;
09:00 hs Missa na Matriz Olivença;
13:00 hs Encontro Paroquial do Movimento Homens do Terço;
14:00 hs Missa na Comunidade Garrote;
17:00 hs Missa de encerramento do Encontro Paroquial do Movimento Homens do Terço;
19:00 hs: Missa na Matriz;
Ter 08/11/2011
07:30 hs Missa na Matriz;
19:00 hs Missa no Bairro Clima Bom;
Qua 09/11/2011
15:00 hs Missa na Comunidade Bonsucesso;
Qui 10/11/2011
15:00 hs Missa, adoração e confissão na Matriz;
Sex 11/11/2011
15:00 hs Missa na Comunidade Serrinha;



Share:

Relação dos Coordenadores de Movimentos e Pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Pastoral da Promoção Humana: Maria de Lourdes Machado
Pastoral da Melhor Idade: Maria Simone Monteiro
Pastoral da Catequese: José Adalberto Santos Firmino
Pastoral da Música: João Santana
Coral Nossa Senhora do Carmo: Maria Ivanise Melo
Movimento Mãe Rainha: Vandilza Pereira
Movimento Legião de Maria: Marlene Alves da Silva Costa
Movimento Bíblico: Maria do Carmo Barros
Coral de Jovens: Helen Quitéria Menezes Silva Souza
Coral de Senhoras: Valmira Nunes de Oliveira Cosmo
Equipe de Liturgia: Larisse Firmino Silva
Movimento Nossa Senhora de Guadalupe: Enoca Brito
Movimento Cursilho de Cristandade: José Ivalto de Melo e Maria José Bezerra
Renovação Carismática Católica: Everton Santos Souza
COMIPA: João Valdemar da Silva
Pastoral da Juventude: Maria Cícera Melo (Tita)
Pastoral da Criança: Edilene Nogueira Santos
Terço dos Homens: José Marcos Godoy Sousa
Pastoral de Fé e Política: Maria Jotânia da Silva
Movimento Rosa Mística: Maria José Barros
Coral de Crianças: Taty Mayara
Infância Missionária: Darlane Silva Sobrinho
Pastoral do Matrimônio (Noivos): Vera Lúcia e Jorge Dionízio
Equipe de Festa: Silvânia Firmino
Conselho Pastoral: José Francisco Barros de Souza
Ministro Extraordinário da Comunhão: Maria de Lourdes Soares
EVP-Equipe Vocacional Paroquial: Lúcia de Fátima e Francisco de Assis
Grupo de Acólito: Jackson Rodolfo Tenório de Holanda
Pastoral do Romeiro: Maria de Fátima André
Apostolado da Oração: Maria Lúcia Silva de Melo
Pastoral do Dízimo: Maria Cícera da Silva (Nena)
Caminhada Comunitária com Cristo (CCC): Aliria Brito
Share:

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo celebra Festa da Mãe Rainha

III Encontro Paroquial
Movimento Mãe Rainha 2011
A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, desta cidade de Olivença, Alagoas, através da Coordenadora Valdilza Pereira Menezes realizou nesta tarde de domingo, 30 de outubro de 2011 o III Encontro Paroquial da Mãe Rainha. As Missionárias e os Missionários, famílias recebedoras das imagens da Mãe Peregrina, movimentos pastorais e comunidades em geral participaram de uma tarde animada. A programação foi a seguinte: 
13:00 hs - Acolhida aos visitantes; 
13:30hs - Entrada das imagens e a oração do terço pelo Movimento da Mãe Rainha de Fazenda Nova; 
14:00 hs - Apresentação dos grupos com testemunhos e graças alcançadas através da Mãe Peregrina;
15:00 hs - Palestra de formação com o tema: Maria a grande Missionária do Senhor, anunciai: "Fazei o que ele vos disser". João 2,6;
16:00 hs - Realizou-se a Santa Missa presidida pelo Padre José Petrônio de Oliveira
Várias comunidades da paróquia marcaram presenças: Povoados Fazenda Nova e Poço da Cacimba, Sítios Desumano, Várzea Fria, João Paulo, Bonsucesso, São José, Baixa da Lama, Campo Alegre, Bento Leite e a cidade de Olivença.



Share:

Oração do catequista

PAI,
Creio em Ti, meu Deus e criador, única fonte da minha vida. Crio na Tua misericórdia em me perdoar e em me acolher sempre como filho(a).

JESUS CRISTO,
Creio em Ti, nascido da Virgem Maria, que me faz descobrir o amor de Deus Pai por mim e que, pelo Teu grande amor, morreste numa cruz para nos salvar. Creio em Ti, Jesus Eucarístico, que deixaste o Teu Corpo e o Teu Sangue para alimentar a minha vida.

ESPÍRITO SANTO,
Creio que procedes do Pai e do Filho, que estás em mim, que ages em mim com os Teus dons. Ó Pai, Te peço pela força do Teu Santo Espírito que eu seja catequista, construtor do Teu Reino e, com um coração simples possa contemplar a anunciar o Mistério da Encarnação e louvar sempre a Trindade Santa.

Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, desde agora e para sempre, ao Deus que é, que era e que vem pelos séculos. Amém.
Share:

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Um dos estados de vida que é santificado por Nosso Senhor Jesus Cristo é o estado matrimonial. Assim como Jesus abençoa um Sacerdote com uma Sacramento especial, assim também abençoa o homem e a mulher que se unem para formar uma família. Para isso Jesus instituiu o Sacramento do Matrimônio, ou Casamento.

1) Do Casamento Natural ao Sacramento do Matrimônio

Deus criou nossos primeiros pais como esposos e os uniu para toda a vida. Deste modo, Deus instituiu o casamento natural

Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne (Gn 2,24); quando Jesus veio ao mundo para nos salvar, elevou este casamento natural à dignidade de Sacramento, ou seja, deu a esta união do homem e da mulher um valor sagrado, com as graças correspondentes para a missão que recebem. Por isso, São Paulo compara o casamento à união de Jesus Cristo com a sua Igreja, esposa de Cristo. Assim como Jesus ama a Igreja e morre por ela, os esposos amam-se e vivem um pelo outro. (Efésios, V,22)

2) O nome e a finalidade do Casamento

Este Sacramento recebe o nome de Matrimônio, ou seja, função de ser mãe, significando a grandeza e o valor da maternidade. Onde se diz "maternidade" leia-se "filhos". Hoje em dia a instituição familiar está sendo destruída pelo neo-paganismo. O pior é que muitos padres, querendo parecer modernos, têm vergonha de pregar o verdadeiro matrimônio. Inverteram os fins do Matrimônio para ficar de acordo com o mundo.

Mas basta examinarmos as características próprias do casamento para compreendermos que quando a Igreja ensina que o fim principal do casamento são os filhos, ela está simplesmente sendo verdadeira, não tem medo da verdade porque sabe que só a Verdade é fonte de verdadeira liberdade. É assim que devemos ensinar que:

- o fim principal do casamento é a procriação

- o amor mútuo é também um fim, porém subordinado, no sentido de depender do fim principal. Assim também o equilíbrio da concupiscência que proporciona o casamento.

Se os fins forem invertidos, como faz o Novo Catecismo da Igreja Católica, abre-se as portas para todas as aberrações e para a destruição da família. Vejam no quadro abaixo as razões:

Diferenças entre o casamento católico e união livre atual


Casamento Católico
Os dois se unem para formar uma sociedade, a família. Não é uma soma, mas algo de novo com características próprias. Se é uma sociedade, então a família tem objetivo próprio e os meios para alcança-los. Toda sociedade é voltada para o seu próprio crescimento. Ela busca necessariamente os frutos. Sendo uma sociedade, solenemente constituída diante de Deus e da Igreja, os dois são obrigados a cumprir as regras do contrato. Daí o bem da Fidelidade. Toda sociedade supõe a intenção de perdurar no tempo. Daí a indissolubilidade do casamento decretada por Deus. Os membros dessa sociedade unem seus esforços e interesses pelos objetivos e frutos da sociedade. É o fundamento do verdadeiro amor. A família é um todo, o casal e os filhos são suas partes. O bem do todo é mais importante do que o bem das partes. Cada um deve renunciar ao seu próprio interesse quando este for contrário ao interesse do todo.

União livre
Os dois se unem para fazer uma experiência em comum. Soma de interesses particulares.
Não sendo uma sociedade, cada um tem seu objetivo próprio. O meio de alcança-lo é o outro. É a origem das brigas e desavenças. Os interesses particulares de cada um não exigem frutos exteriores. Os filhos são "programados" quando há interesse dos dois em tê-los. Não sendo uma sociedade, as regras são puramente pessoais, promessas feitas um ao outro, laços frágeis que se rompem com facilidade. A fidelidade é fictícia. Uma experiência é em si mesma uma realidade passageira, temporária, mesmo se este tempo chega a ser longo. Os pares unidos experimentalmente se amam por paixão sentimental que é passageira e sujeita a variações. Não é verdadeiro amor por falta de fundamento sólido. A união sem vínculo matrimonial é um amontoado de interesses particulares impostos como supremos. Mais cedo ou mais tarde haverá choques de interesses.

Quando dois jovens resolvem se casar devem preparar-se com muito cuidado para receber este Sacramento. Devem procurar se conhecer para ver se, de fato, estão prontos para viver o resto de suas vidas na companhia um do outro, se existe verdadeiro amor entre eles e não pura paixão sentimental, que logo desaparece. Por isso devem rezar, pedir luzes à Deus, ouvir os conselhos dos pais e do diretor espiritual.

Fundando uma nova família com a bênção divina, os dois devem medir a grande responsabilidade que assumem diante de Deus e a grande graça de receber esta missão especial de colaborar com Deus na Criação de novos dos seus filhos, de levá-los à Fé pelo Santo Batismo, de educá-los e amá-los de modo verdadeiro, exigindo sempre o caminho reto e a vida religiosa.

3) O Ministro, a Matéria e a Forma

O ministro do Sacramento do Matrimônio são os próprios noivos. O Padre é a testemunha principal, que assiste a este juramento solene que os noivos fazem diante de Deus. Este juramento é um contrato que os dois assinam, pelo qual eles selam esta união para toda a vida, com a finalidade de ter os filhos que Deus quiser lhes dar.

A matéria do Sacramento é a aceitação do contrato.

A forma do Sacramento são as palavras que eles dizem para significar que aceitam o contrato: o "sim".
Como para todos os Sacramentos dos vivos, os noivos devem estar em estado de graça para se casar, de modo a poder receber todas as graças do Sacramento. Para isso, devem fazer uma boa Confissão antes da cerimônia e se aproximar da Santa Comunhão juntos.

4) A Cerimônia

O Padre começa fazendo o anúncio do casamento e pedindo que, se alguém souber de algo que impeça os noivos de se casarem que o diga nesta hora, sob pena de pecado mortal.

Depois o Padre lê para o noivo a fórmula do contrato: "Sr. NN aceita a Sra. NN aqui presente como legítima esposa, conforme manda a Santa Madre Igreja, até que a morte vos separe? R/Sim."

Lê para a noiva a mesma fórmula e ela responde o Sim.

Então o Padre cobre as mãos dos noivos com a estola e eles dizem, um depois do outro: "Eu, NN, recebo a vós, NN, por minha legítima esposa (por meu legítimo esposo), conforme manda a Santa Madre Igreja Católica, Apostólica, Romana."

Em seguida o Padre completa: "Eu vos uno no Matrimônio, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." Benze as alianças e reza as orações finais.

Durante a Missa, o sacerdote dá a Bênção nupcial.

Pelo Sacramento do Matrimônio, Jesus Cristo une os esposos num vínculo santo e indissolúvel, ou seja, que nunca poderá ser desfeito, a não ser pela morte de um dos dois. O divórcio é condenado no Evangelho. Jesus Cristo instituiu o Sacramento do Matrimônio e quis que fosse indissolúvel, para proteger os filhos e preservar as famílias, base da sociedade cristã. As famílias católicas, protegidas e fortalecidas pela graça do Sacramento, vivendo pela Fé profunda que os pais transmitem aos filhos, pela oração que todos fazem uns pelos outros e para Deus, tendo o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora como centro de todos os interesses e atenções, conseguirá atravessar todas as dificuldade da vida presente, ajudando uns aos outros a alcançar o Céu.

Recomendamos a leitura da Encíclica Casti Connubii, de Pio XI, de 31/12/1930.
Share:

Diocese de Palmeira dos Índios - AL, realiza Congresso Diocesano de Catequese


Aconteceu entre os dias 21 a 23 de outubro, no Centro Bíblico na cidade de Santana do Ipanema-AL, o II Congresso Diocesano de Catequese com o tema: Catequese, desafio na atualidade e com o lema: Ser catequista, permanecer no Cristo, para anunciar o Cristo.

Luiz Carlos Ramos
Durante o Congresso Diocesano foi trabalhado os temas vistos no I Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, e pela Sociedade de Catequetas Latino-americanos (SCALA), com o objetivo de repassar urgentemente para os coordenadores fazendo chegar a todos os catequistas.

Comissão Diocesana de Catequese
Da esquerda para direita Maria Aparecida,
Maria Alves, Cliane, Gorete, Cesária e Paula
Participaram do congresso coordenadores de catequese das cidades de Major Isidoro, São José da Tapera, Maravilha, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Mata Grande, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Batalha, Minador do Negrão, Igaci, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Cacimbinhas, Carneiros, Poço das Trincheiras, Olho d´água das Flores, Olivença, Água Branca, Olho d´água do Casado, Pariconha, Pão de Açucar.
Share:

Orações diárias do cristão

1. Sinal-da-cruz
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2. Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

3. Ato de Fé
Meu Deus, creio firmemente em todas as verdades que nos revelastes e que nos ensinas por tua Igreja, porque não te podes enganar nem nos enganar.

4. Ato de Esperança
Meu Deus, espero com firme confiança que me conceberás, pelo mérito de Jesus Cristo, tua graça neste mundo e a felicidade eterna no outro, porque assim o prometeste e sempre és fiel as tuas promessas.

5. Ato de caridade
Meu Deus, amo-te com todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque és infinitamente bom e amável. Prometo, com a tua graça, amar o meu próximo como a mim mesmo por teu amor.

6. Ato de Contrição
Meu Jesus, meu bom Jesus, que por mim morreste na cruz, perdoa os meus pecados. Já não quero mais pecar. Amém.

7. Pai Nosso
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos  a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

8. Creio: Símbolo dos Apóstolos
Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus cristo seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

9. Invocação do Espírito Santo.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.  Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

10. Ave-Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

11. Consagração a Maria Santíssima
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me entrego todo a vós e, em prova da minha devoção para convosco, eu vos consagro, neste dia (ou nesta noite), os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como filho e propriedade vossa. Amém.

12. O Anjo do Senhor
V: O anjo do Senhor anunciou à Maria.
R: E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave, Maria...
V: Eis aqui a serva do Senhor.
R: Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave, Maria...
V: E o Verbo se fez carne.
R: E habitou entre nós.
Ave, Maria...
V: Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: 
Infundi, Senhor, nós Vos pedimos, a Vossa graça em nossas almas, a fim de que nós, pela anunciação do anjo, conheçamos a encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, e, pela Sua paixão e morte, cheguemos à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.

13. Ao Anjo de Guarda
Santo Anjo do Senhor, Meu zeloso guardador, Já que a ti me confiou a piedade divina, Sempre me rejas, guardes, governes e ilumines. Amém

14. Oração da manhã
Senhor, no início deste dia, venho pedir-Te saúde, força, paz e sabedoria.  Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente;  ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia. Guarda a minha língua de toda a maldade. Que só de bênçãos se encha o meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se aproximarem de mim, sintam a tua presença.Senhor, reveste-me da tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos. Amém.

15. Oração da noite
Boa noite, Pai. Termina o dia e a Ti entrego o meu cansaço. Obrigado por tudo e perdão. Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos. Pela alegria que vi no rosto das crianças. Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros. Obrigado também pelo que me fez sofrer ... Obrigado, porque naquele momento de desânimo Me lembrei de que Tu és meu Pai. Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, Pelo meu desejo de superação. Obrigado Pai, porque me deste uma mãe Compreensiva e carinhosa. Perdão também, Senhor ... Perdão por meu rosto carrancudo. Perdão porque me esqueci de que não sou filho único, Mas irmãos de muitos. Perdão Pai, pela falta de colaboração, Pela ausência de espírito de servir. Perdão porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto. Perdão por ter aprisionado em mim a Tua mensagem de Amor. Perdão porque não estive disposto a dizer "sim", como Maria. Perdão por aqueles que deveriam pedir-Te perdão E não se decidem a fazê-lo. Perdoa-me Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã. Que ao despertar, me domine um novo entusiasmo. Que o dia de amanhã seja um contínuo "sim", numa vida consciente. Boa noite Pai, até amanhã.

16. Oração para antes das refeições
Obrigado, Senhor, por estes alimentos que vamos tomar agora. Eles nos sustentarão dando ao nosso corpo a saúde e a resistência para o trabalho diário. Que eles sirvam também para nos dar disposição em servir aos mais fracos, aos que não têm saúde, aos que precisam de ajuda. Alimentai, Senhor, o nosso espírito para que saibamos usar bem o nosso corpo e, vivendo em comunhão constante com os irmãos e convosco, cheguemos a participar do banquete celeste, preparado por Cristo, nosso Senhor! Amém.

17. Oração para depois das refeições
Ó Deus, nosso Pai, nós vos damos graças pelo alimento que generosamente nos ofereceis, aqui reunidos em família; concedei que nós também saibamos levar espontaneamente aos irmãos os vosso dons e favores, e possamos tomar parte no banquete eterno. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

18. Oração do enfermo
Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração.Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos.
Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti.
Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os pacientes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha.
Amém.

19. Oração do desânimo
Meu Deus, a ti eu clamo: dentro de mim há trevas, mas em ti encontro a luz. Estou sozinho, mas tu não não me abandonas. Estou desanimado, mas em ti encontro auxílio. Estou inquieto, mas em ti encontro a paz. Dentro de mim há amargura, mas em ti encontro paciência. Não compreendo teus planos, mas tu conheces o meu caminho. Amém.

20. Oração para antes do trabalho
Abençoai, Pai celeste, o trabalho (ou estudo) que estou para iniciar; que o vosso Espírito Santo me ilumine, inspire e oriente e a Vossa graça me ajude a tudo realizar em espírito de amor e serviço, para honra e glória do Vosso nome e pelo bem dos meus irmãos. Maria, Mãe de Jesus e minha Mãe, intercedei por mim.
Amém
21. Oração antes de ler a Bíblia

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça sevir, te louve e faça louvar por todas as critaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!
Share:

Planejamento e Formação dos catequistas do Setor Campo Alegre

Nosso objetivo foi realizado nesta manhã de sábado, 15 de outubro de 2011, onde 13 catequistas da paróquia Nossa Senhora do Carmo desta cidade de Olivença/AL: João, Cícero, Ângela, Aline, Joseane I, Rosineide, Joseane II, Alexandra, Aparecida, Maria da Paz, Marluce, Geneide e Maria José (dona Lilia), que compõe o setor Campo Alegre, nos reunimos para estudar o capítulo 7 do Diretório Nacional da Catequese - 84, (DNC-84). Graças primeiramente a Deus por nos instruir e deixar que nós seus colaboradores na missão realizar-se um encontro de suma importância para o nosso trabalho de catequese em nossas comunidades.
O capítulo 7 deste DNC-84 nos propôs e refletirmos sobre o seguinte tema: Ministério da catequese e seus protagonistas. Também estudamos os seguintes assuntos: 
1. A catequese na Igreja particular...............................187
1.1. O ministério da catequese na Igreja particular........187
1.2. A catequese como ação básica da Igreja................188
1.3. Um serviço indispensável.....................................188
1.4. Apoio e sustentação.............................................189
2. As diversas responsabilidades..................................190
2.1. A responsabilidade da comunidade.........................190
2.2. Os pais e o ambiente familiar.................................191
2.3. Os leigos.............................................................193
2.4. Leigos catequistas................................................193
2.5. Religiosas e religiosos na catequese.......................195
2.6. Presbíteros e diáconos.........................................196
2.7. O bispo e a catequese..........................................198
3. Formação de catequistas.........................................199
3.1. Importância da formação, sua fonte e
protagonistas.............................................................199
3.2. Objetivos e finalidades da formação......................200
3.3. Perfil do catequista.............................................204
3.4. Linhas para formação dos catequistas....................213
3.5. Espaços para a formação dos catequistas...............216
3.6. Formação em escolas catequéticas
e em institutos superiores............................................220
Share:

Pastoral da Catequese realiza encontro de formação

Catequistas e coordenador Adalberto
A pastoral da catequese da paróquia Nossa Senhora do Carmo desta cidade de Olivença/AL, reuniu-se mais uma vez na manhã deste domingo 02 de setembro de 2011. O encontro aconteceu no Grupo Escolar Desembargador Augusto Costa com início às 09:00hs. As orações iniciais foram conduzidas pela catequista Daniela Souza ex-coordenadora paroquial da catequese. O coordenador Adalberto juntamente com Daniela e catequistas presentes  realizaram um estudo sobre o tema 'Outubro, mês das missões'. Link para você acessar e estudar: http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/eurico/92.htm 
Logo após o estudo Daniela realizou uma dinâmica com os(as) catequistas e na oportunidade nosso pároco José Petrônio fala aos catequistas para que se esforce e dedique-se com mansidão e humildade na perseverança de caminhar neste trabalho de evangelização. Darlane, tesoureira prestou contas aos catequistas as despesas e saldos da catequese. No final Adalberto passa os avisos e termina o encontro do dia.
Observação: Nosso setor Campo Alegre esteve representado por 12 catequistas: Cícero, Ângela, Aline, Zilda, Adeilma, Joseane I e II, Maria José (Beia), Maria José (Lilia), Maria da Paz, Marluce e Isaías.


Share:

Domingo próximo 02 de outubro de 2011

Atenção catequistas do Setor Campo Alegre e demais setores da paróquia de Nossa Senhora do Carmo desta cidade de Olivença/Alagoas, domingo próximo dia 02 de outubro no grupo escolar Desembargador Augusto Costa haverá nosso encontro paroquial de com os catequistas. Terá início às 08:30
Share:

Catequistas planejam conteúdos para trabalhar na catequese

Nos reunimos nesta manhã de sábado, 24 de outubro na capela de Nossa Senhora da Conceição - Paróquia de Nossa Senhora do Carmo - Olivença/AL, para planejarmos os assuntos a serem trabalhados no mês de outubro de 2011. Foram abordados vários conteúdos, dentre eles Mês Missionário, Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças, O Rosário, etc.
Nosso encontro foi repleto da graça de Deus - os catequistas presentes poderam assim perceber a manifestação do Senhor através do momento de louvor que assim fizemos.
Os catequistas que compareceram foram os seguintes: Aline, Ângela, Cícero, João, Rosineide, Joseane I, Joseane II, Maria José (Beia), Aparecida, Maria da Paz, Marluce e Geneide.
Tivemos assim a seguinte programação:

– ACOLHIDA
– ABERTURA DO ENCONTRO COM AS PRINCIPAIS ORAÇÕES;
– MÚSICAS ANIMADAS, EXEMPLOS: XÔ PREGUIÇA, QUE BOM QUE VOCÊ VEIO; ETC.
– MOMENTO DE LOUVOR;
– MÚSICAS PARA MOMENTO DE LOUVOR: INCENDEIA MINHA ALMA, FORÇA E VITÓRIA, HOJE LIVRE SOU, ETC.
06 – HISTÓRIA PARA REFLEXÃO:
Numa certa cidade, uma bela catedral estava sendo construída. Ela era inteiramente feita de pedras, e centenas de operários moviam-se por todos os lados para levantá-la. Um dia, um visitante ilustre passou para visitar a grande construção. O visitante observou como aqueles trabalhadores passavam, um após o outro, carregando pesadas pedras, e resolveu entrevistar três deles. A pergunta foi a mesma para todos.
O que você está fazendo?
- Carregando pedras, disse o primeiro.
- Defendendo meu pão, respondeu o segundo.
Mas o terceiro respondeu:
- Estou construindo uma catedral, onde muitos louvarão a Deus, e onde meus filhos aprenderão
o caminho do céu. Essa história relata que apesar de todos estarem realizando a mesma tarefa, porém a maneira de cada um realizar é diferente. Assim igualmente acontece com a Missa. Ela é a mesma para todos, contudo a maneira de participar é diferente, dependendo da fé e do interesse de cada um:
4 Existem os que vão para cumprir um preceito;
4 Há os que vão à Missa para fazer seus pedidos e orações;
4 E há aqueles que vão à Missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos.
– LEITURA DA PALAVRA DE DEUS E REFLEXÃO: LUCAS 9,43b45.
– PLANEJAMENTO SOBRE O MÊS DE OUTUBRO [VÊ APOSTILAS, CONTEÚDOS, DATAS COMEMORATIVAS]
– MÚSICAS ANIMADAS
– MOMENTOS FINAIS: AGRADECIMENTOS E ABRAÇO DA PAZ
– AVISOS E DESPEDIDAS.
Nossos catequistas foram unânimes em concordar que no próximo encontro 15 de outubro, concluiremos a última parte do Diretório Nacional de Catequese - DNC - 84.
Share:

Movimento Bíblico Nossa Senhora da Conceição realiza encontrão bíblico - 20 Anos de Evangelização


Este dia com toda certeza será inesquecível para todos nós da comunidade Campo Alegre zona rural do município de Olivença estado de Alagoas, 11 de setembro de 2011. O Movimento Bíblico desta comemorou seus 20 anos de fundação do grupo Nossa Senhora da Conceição - título da capela local.
Todos os anos, exceto em 2007 por motivo de falecimento do fundador da capela Expedito Guardiano, os homens e mulheres de toda região sertaneja se reúnem nos pés de cajueiro para passar um dia refletindo, louvando e meditando a palavra de Deus. Lembrando que nos últimos anos, 2009, 2010 e este ano 2011 por motivo de chuva durante o dia o encontro foi realizado no interior da capela. Segundo os fieis este ano o número de pessoas foi superior ao do ano passado. Estiveram presentes grupos bíblicos e grupo de jovens  de várias localidades a exemplo de Olho D'Água das Flores, Olivença, Santana do Ipanema, Piranhas, Inhapí e Água Branca.
História
O Movimento Bíblico em nossa comunidade teve origem a vinte anos atrás mais precisamente em setembro de 1991 quando os homens da bíblia e irmãos Expedito Guardiano, Francisco Guardiano, Agripino Guardiano e Abraão Guardiano em reuniões na casa de Francisco Guardiano decidiram convidar as famílias vizinhas e o atual coordenador João Valdemar para formarem o movimento. Então a partir daí foram evangelizando as famílias que assim desejavam ouvir a reflexão da palavra de Deus em suas casas. 
Muitos foram os lugares em que este grupo bíblico passou: Olivença, olho D'Água das Flores, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Piranhas, Santana do Ipanema, Batalha, Pão de Açúcar, Inhapi, Água Branca, São José da Tapera, Poço das Trincheiras, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Monteirópolis e Olho D'Água do Casado.
Share:

Catequese de Bento XVI - Deus, arte e beleza


Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
(tradução de Leonardo Meira - equipe CN Notícias)

Castel Gandolfo
Quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Queridos irmãos e irmãs,

muitas vezes relembrei, neste período, a necessidade para cada cristão de encontrar tempo para Deus, para a oração, em meio às tantas ocupações dos nossos dias. O Senhor mesmo oferece-nos muitas ocasiões para que nos recordemos d'Ele. Hoje, gostaria de me deter brevemente sobre um desses canais que podem nos conduzir a Deus e ser também auxílio para o encontro com Ele: é a via das expressões artísticas, parte daquela "via pulchritudinis" – "via da beleza" – de que falei tantas vezes e que o homem hoje deveria recuperar no seu significado mais profundo. Talvez já tenhais experimentado algumas vezes diante de uma escultura, de um quadro, de alguns versos de uma poesia, ou de um trecho musical, o provar de uma íntima emoção, um sentimento de alegria, de perceber, isto é, claramente que, em frente a vós, não há somente matéria, um pedaço de mármore ou de bronze, uma tela pintada, um conjunto de letras ou um cúmulo de sons, mas sim qualquer coisa de maior, algo que "fala", capaz de tocar o coração, de comunicar uma mensagem, de elevar a alma. Uma obra de arte é fruto da capacidade criativa do ser humano, que se interroga diante da realidade visível, busca descobrir o seu sentido profundo e comunicá-lo através da linguagem das formas, das cores, dos sons. A arte é capaz de expressar e tornar visível a necessidade do homem de ir além do que se vê, manifesta a sede e a busca pelo infinito. Na verdade, é como uma porta aberta para o infinito, para uma beleza e uma verdade que vão para além do cotidiano. E uma obra de arte pode abrir os olhos da mente e do coração, direcionando-os para o alto.

Mas há expressões artísticas que são verdadeiras estradas rumo a Deus, a Beleza suprema, são um auxílio para crescer no relacionamento com Ele, na oração. Trata-se das obras que nascem da fé e que expressam a fé. Um exemplo o podemos ter quando visitamos uma catedral gótica: somos tomados pelas linhas verticais que se voltam para o céu e atraem para o alto o nosso olhar e o nosso espírito, enquanto, ao mesmo tempo, nos sentimos pequenos, ainda que desejosos de plenitude... Ou quando entramos em uma igreja românica: somos convidados, de modo espontâneo, ao recolhimento e à oração. Percebemos que, nessas esplêndidas construções, está como que encerrada a fé de gerações. Ou então, quando escutamos um trecho de música sacra que faz vibrar as cordas do nosso coração, a nossa alma é como que dilatada e auxiliada a dirigir-se para Deus.

Vem-me à mente um concerto de músicas de Johann Sebastian Bach, em Munique da Baviera, dirigido por Leonard Bernstein. Ao final do último trecho, uma das Cantatas, senti, não pelo raciocínio, mas no profundo do coração, que aquilo que tinha escutado me havia transmitido a verdade, a verdade do sumo compositor, e me inclinava a agradecer a Deus. Ao meu lado estava o Bispo luterano de Munique, e espontaneamente eu lhe disse: "Ouvindo isso se compreende: é verdadeiro; é verdadeira a fé assim forte, e a beleza que expressa irresistivelmente a presença da verdade de Deus". Mas quantas vezes quadros ou afrescos, fruto da fé do artista, nas suas formas, nas suas cores, na sua luz, nos levam a dirigir o pensamento a Deus e fazem crescer em nós o desejo de chegar à fonte de toda a beleza. Permanece profundamente verdadeiro o quanto escreveu um grande artista, Marc Chagall, que os pintores por séculos tingiram os seus pincéis naquele alfabeto colorido que é a Bíblia. Quantas vezes, portanto, as expressões artísticas podem ser ocasiões para nos recordarmos de Deus, para auxiliar a nossa oração ou também a conversão do coração! Paul Claudel, famoso poeta, dramaturgo e diplomático francês, na Basílica de Notre Dame, em Paris, em 1886, exatamente escutando o canto do Magnificat durante a Missa de Natal, percebeu a presença de Deus. Não havia entrado na igreja por motivos de fé, havia entrado para buscar exatamente argumentos contra os cristãos, e, ao contrário, a graça de Deus operou no seu coração.

Queridos amigos, convido-vos a redescobrir a importância dessa via também para a oração, para a nossa relação viva com Deus. As cidades e os países, em todo o mundo, possuem tesouros de arte que expressam a fé e nos chamam ao relacionamento com Deus. A visita aos lugares de arte, portanto, não seja somente ocasião de enriquecimento cultural – embora também isso – mas, sobretudo, possa tornar-se um momento de graça, de estímulo para reforçar o nosso vínculo e o nosso diálogo com o Senhor, para parar e contemplar – na transição da simples realidade exterior à realidade mais profunda que expressa – o raio da beleza que nos atinge, que quase nos "fere" no íntimo e nos convida a subir a Deus.

Finalizo com uma oração de um Salmo, o Salmo 27: "Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário" (v. 4). Esperemos que o Senhor nos ajude a contemplar a sua beleza, tanto na natureza quanto nas obras de arte, de modo a sermos tocados pela luz do seu rosto, para que também nós possamos ser luz para o nosso próximo. Obrigado.





Ao final da Catequese, o Papa dirigiu aos peregrinos de língua portuguesa a seguinte saudação:
Amados peregrinos de língua portuguesa,

uma cordial saudação de boas-vindas para todos, nomeadamente para os fiéis da diocese de Viseu. Procurai descobrir na arte religiosa um estímulo para reforçar a vossa união e o vosso diálogo com o Senhor, através da contemplação da beleza que nos convida a elevar o nosso íntimo para Deus. E que Ele vos abençoe. Obrigado!

Share:

Frequência dos Catequizandos

As mais acessadas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

Equipe de Catequistas

Marcadores

Arquivos

Últimas postagens!