Relatório de Presenças

Último encontro dos catequistas do setor Campo Alegre em 2011

O último Encontro dos Catequistas na Capela Nossa Senhora da Conceição do dia 17 de dezembro de 2011 compareceram apenas oito catequistas dentre eles: Cícero, João, Marluce, Elisianne, Zilda, Maria José (Lilia), Joseane Ferreira e Maria da Paz.
No momento foi lido:
Mensagem ao Catequista
CATEQUISTA! Você é você. Você é missão, responsabilidade, humanismo, solidariedade. Você é um caminhar constante, irá sempre ao encontro.
O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa. O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.

O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.

CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.

CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.

Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.



Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme.

O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã. Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também a capacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota. Pelo fato, segundo nossa avaliação a sensação de nada ter conseguido! Então a resposta para si mesmo é: MISSÃO CUMPRIDA. Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados. Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas. Criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas, participem da comunidade. Valorizem-se! Estimulem-se! Unam-se catequistas de nossa cidade. Chegou a hora da catequese viva, eficaz, transformadora.

CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas. não se cale. Não deixe a palavra de Deus morrer afogada no poço do medo. Seja profeta, porta-voz de Deus- Amor.

A igreja está com você!

Ao final do encontro fizemos um estudo sobre o SER CATEQUISTA:



Mateus termina seus escritos dizendo: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês.”. Ele chama pessoas para esta missão “De ensinar e observar”. Nós cantamos: “Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir...”. “Me chamaste para caminhar na vida contigo...”. ou “ è missão de todos nós, Deus chama, eu quero ouvir a tua voz.” São músicas lindas que cantamos em nossas liturgias, e nosso coração vai se abastecendo do amor de Deus até que respondemos muito timidamente aquele chamado:
- Sim, vou ser catequista! Vou ajudar na minha comunidade!. Com certeza Deus fica todo orgulhoso. “A messe é grande...”

Ser catequista, fazer ecoar a Palavra de Deus, a Boa Nova do Reino. Ser como o Bom Pastor que além de cuidar das ovelhas deve ir buscar as que estão afastadas, e quantos temos, sofridas, excluídas fragmentadas pela vida... E a paixão por Jesus Cristo cresce e pela catequese também, o catequista vai fazendo uma profunda experiência de amor com Jesus Cristo, pelos pequenos que encontram e vai percebendo que seu “Sim” precisa realmente de uma decisão, um rompimento, renuncias para seguir Aquele que te encantou, que te mostrou o caminho a seguir.
A perseverança no caminho é condição fundamental para selar a vocação e para o assumir apaixonadamente a missão de fazer discípulos no caminho de Jesus, e assim você catequista empenha toda sua vida na vivencia do mistério. Pois não será nos livros que primeiramente você buscará os fundamentos de sua missão, mas no discipulado de Jesus. É um aprendizado que se dá na base da prática e do ver como Jesus fazia. Ser discípulo é processo, é conversão, é seguimento, é superar os próprios erros à luz da graça de Deus, é esforço para a sua vida corresponder melhor ao projeto de Deus, é participar da comunidade, ouvir, meditar a Palavra, ter intimidade com Jesus Cristo. Ser “sal, fermento e luz” (Mt 7,13) na realidade de nosso tempo. Ouvir muito. Quem escuta Deus tem uma inesgotável fonte de amor que jorra para irradiar para outros, aumenta nossa fé, sustenta a coragem audaciosa que faz catequistas alegres, anunciadores destemidos da mensagem de Deus, capazes de percorrer quilômetros, esquecer de si mesmo para não deixar que “nenhum desses pequenos se percam”.
O catequista é por excelência o homem, a mulher da Palavra, da comunicação e da escuta. Portador da Palavra que gera vida nova. É boca de Deus, a anunciar vida plena, mas é chamado também a ser, ouvido de Deus, para ouvir as pessoas, os catequizandos e tantos à beira do caminho. Ser como diz Cora Coralina: “Colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. È ser coisa de outro mundo!” (ou deveria ser).
Ser catequista é olhar o mundo com a ternura de Deus e se angustiar diante de tantos desafios, viver as bem-aventuranças, ter fé e esperança que as sementes lançadas um dia brotarão.
Tenha certeza que o catequista é o grande anunciador e colaborador das famílias no processo de iniciação cristã de seus filhos e filhas, mas o grande e maior beneficiado é o próprio catequista. Não tenham medo de responder “Sim” àquele chamado que Deus te faz no coração e através de outras pessoas. Ele mesmo disse: -“Não tenham medo, eu estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos”.
Neste Ano Catequético Nacional (2009) não só lembremos e rezemos pelos nossos catequistas, mas também tenhamos a caridade de os perdoar pelas palavras e ações que não nos ajudaram a compreender e viver o amor de Deus em nossas vidas. Somos seres inacabados, limitados. Eternos aprendizes, só Deus é perfeição.
Que o Espírito Santo de Deus ilumine todos nós batizados, a nos reconhecermos catequistas e catequizandos, caminhantes, ouvindo e seguindo o Mestre para agirmos como Ele e sermos anunciadores do Senhor ressuscitado, como foram os discípulos de Emaús, que sentiram o coração arder enquanto ouviam a Palavra de Deus.
Parabéns a todos os catequistas que no anonimato, na simplicidade, na carência de apoio e de recursos, promovem o ser humano, mostrando-lhes a dignidade do “Ser” humano, “Ser” de Deus criados para o amor.
“Sejamos irradiadores de mistério e não apenas transmissores de conceito”. Dom Aluízio Vitral
Seila Maria Vieira Fonseca
Coordenação de Catequese Região Mariana Sul





Share:

Frequência dos Catequizandos

As mais acessadas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

Equipe de Catequistas

Marcadores

Últimas postagens!