Relatório de Presenças

Ano Novo


Ainda em clima de natal, mas com gosto de ano novo, iniciamos o 2012 celebrando o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal. A presença de Jesus Cristo, nascido de Maria, é a causa principal e motivadora de paz para todo o ano.

É fundamental, no primeiro dia, evocar a bênção de Deus, já que Ele é “o Senhor que salva”. Assim faz “brilhar sua face” sobre o povo e sobre a humanidade. Em Israel, no início do ano, o sacerdote dava a bênção sobre povo.

Pedir a bênção é querer a paz para a natureza e para o ser humano. Para quem a deseja, Deus deixa brilhar “a luz de sua face”. Só Ele pode abençoar, mas isto acontece também através de todos nós quando nos colocamos como seus verdadeiros instrumentos.

O ano novo deve ser tempo de liberdade, de superação de toda lei que massacra e causa escravidão. Não podemos colocar jugos, pesos sobre os ombros dos outros em nome de certos conceitos. As bênçãos de Deus nos tornam livres e irmãos de Jesus Cristo.

Recebemos um nome, que nos identifica e nos dá a dignidade de humanos. Ele é a nossa referência o ano todo, formando um caminho de responsabilidade. As atitudes sejam de pastores, que cuidam das ovelhas e são preocupados com o bem da humanidade.

Com um nome, com aquilo que nos dá cidadania, somos inseridos na sociedade humana tendo direitos e deveres, cidadãos de uma comunidade política na realização do bem comum. Que esta tarefa não seja traída neste novo ano!

De uma forma ou de outra, pertencemos a uma comunidade de pessoas, onde somos referência de identidade. Quem não pertence a nada não representa ninguém. A perda de identidade fragiliza os compromissos com o bem comum.

Que neste novo ano todas as nossas tradições, culturas, estruturas políticas, sociais e religiosas nos levem por um caminho de vida sadia, fraterna, justa e honesta. Que consigamos superar o mundo de corrupção tão nefasto para o nosso país.



Dom Paulo Mendes Peixoto

Bispo de São José do Rio Preto.


Share:

Último encontro dos catequistas do setor Campo Alegre em 2011

O último Encontro dos Catequistas na Capela Nossa Senhora da Conceição do dia 17 de dezembro de 2011 compareceram apenas oito catequistas dentre eles: Cícero, João, Marluce, Elisianne, Zilda, Maria José (Lilia), Joseane Ferreira e Maria da Paz.
No momento foi lido:
Mensagem ao Catequista
CATEQUISTA! Você é você. Você é missão, responsabilidade, humanismo, solidariedade. Você é um caminhar constante, irá sempre ao encontro.
O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa. O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.

O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.

CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.

CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.

Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.

Share:

Último encontro paroquial dos catequistas em 2011

Adalberto, coordenador paroquial da catequese da matriz de Nossa Senhora do Carmo desta cidade de Olivença, realizou neste domingo passado dia 11 de dezembro de 2011 o último encontro da catequese deste ano. O coordenador e os catequistas presentes iniciaram o encontro cantando músicas animadas e agradecendo a Deus por tudo que Ele fez durante este ano de 2011.
Com a leitura e reflexão da Palavra de Deus deste domingo, todos os presentes assim puderam partilhar juntos a mensagem que Jesus transmitida aos seus discípulos.
 Ao término do encontro Padre José Petrônio pároco da paróquia compareceu ao encontro convidando aos catequistas para um passeio no final deste ano a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso.
Os catequistas do setor Campo Alegre compareçam em um número de 15: João, Cícero, Aline, Ângela, Zilda, Adeilma, Joseane Santana, Rosineide, Joseane Ferreira, Maria José (Beia), Alexandra (Sandra), Aparecida (Cidinha), Maria José (Lilia), Maria da Paz e Marluce.



Share:

Catequistas do Setor Campo Alegre visitam Cidade de Maria

Nossos catequistas da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Olivença/AL, visitaram (a maioria) a cidade de Maria no dia da Imaculada Conceição, 08 de dezembro de 2011.
Todos os catequistas unani-mente ficaram agradecidos, primeiramente a Deus e a Nossa Mãe do Céu pela graça de está em um lugar de verdadeiro clima espiritual.
Foram a Cidade de Maria os seguintes catequistas: Cícero, Ângela, Aline, João, Zilda, Joseane I, Adeilma, Joseane II, Beia, Sandra, Cida, Maria da Paz, Marluce, Geneide, Isaías e Elisianne.
Share:

Jovens realizam encontro da Novena do Natal

Os jovens que se preparam para receber o curso de crisma da comunidade Campo Alegre - Olivença/AL, do catequista Cícero Santana, realizaram nesta manhã de domingo, 04 de dezembro de 2011 mais um encontro em preparação ao Natal, encontro este realizado na residência de uma das crismandas, Dayane. Estiveram presentes os seguintes crismandos(as): 
Alan, Alisson, Amanda, Cleycianne, Dayane, Edjane, Elaine,Fabrícia, José Eudes, Júlio, Juliana, Luciana, Maxsuel, Patrícia, Raquel, Ronaldo, Rute, Sinária, Valci e Valdenes. Na oportunidade o catequista Cicero destacou a importância de todo cristão batizado assumir o compromisso que recebeu no batismo de anunciar o nome de Jesus em todos os lugares. Também foi discutido as interrogações proposto no livro da novena do natal deste ano: 1. Qual é o lugar de nossa comunidade que sabemos ser muito esquecido por nós? 2. O que fazer para que nossos irmãos mais pobres tenham dignidade e direitos iguais a nós?  3. Acolher ao pobre é apenas socorrer suas necessidades com esmolas?
E, por fim fizemos um louvor cantando várias músicas animadas.
Share:

Catequista Cicero realiza visita a turma da Primeira Eucaristia

O catequista e coordenador do setor Campo Alegre da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Olivença/AL, realizou hoje de manhã 03/12/2011 uma visita aos catequisandos da Primeira Eucaristia da comunidade Tapuio, zona rural de Olivença, das catequistas Alexandra e Aparecida. O mesmo animou a manhã com músicas religiosas como por exemplo Restaura Nossa Vida Senhor, Tudo é do Pai, Força e Vitória, Vamos Pular, Chuva de Graça dentre outras... e um louvor em honra de nosso amável Pai.
Na oportunidade o catequista Cicero contou uma história reflexiva sobre o furo no barco.
Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, verificou que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento, e decidiu consertá-lo. Quanto terminou a pintura, recebeu o dinheiro e se foi.
No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e o presentou com um belo cheque.
O pintor ficou surpreso.
Share:

Frequência dos Catequizandos

As mais acessadas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

Equipe de Catequistas

Marcadores

Últimas postagens!